Mbanza Kongo – O vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, exortou esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, a população a receber os agentes censitários com cordialidade, prestando todas as informações necessárias.
O governante fez o apelo depois de ser recenseado, tendo considerado que a participação no Censo constitui um dever cívico e patriótico, pelo que todos os cidadãos são chamados a colaborar com os agentes de campo, visando auxiliar a acção governativa.
“É um processo simples e muito rápido”, disse.
Em declarações à ANGOP alguns munícipes consideraram que participar no Censo Geral da População e Habitação é uma das formas de ajudar o Executivo no planeamento e elaboração de algumas acções de impacto social.
Os cidadãos Isabel Helena, Mambuene João, o ancião João Monteiro (82 anos) e o soba Pedro Paulino, do bairro Martins Kidito, mostraram-se disponíveis para receber, em suas casas, os recenseadores e responderem o questionário, a fim de contribuirem para o êxetio do processo censitário.
“Esses dias, a conversa entre a vizinhança gira em torno do Censo. Estamos a espera que os agentes cheguem ao nosso bairro”, referiu Isabel Helena.
já o ancião afirmou estar sensibilizado desde os primeiros momentos que foi anunciado o Censo no país, pelo que só resta concretizar o registo.
O soba afirmou o engajamento da regedoria local na disseminação de mensagens do censo.
Sob o lema “Juntos contamos por Angola”, o Censo é organizado pelo Governo angolano, através do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O processo decorre durante 30 dias, envolvendo 79 mil 423 agentes de campo, divididos em 67 mil 131 recenseadores e 12 mil 92 supervisores, que asseguram o trabalho em todo o território nacional.
O Censo visa, entre outros objectivos, conhecer a estrutura da população e disponibilizar a base de dados para o planeamento, gestão e tomada de decisões de políticas públicas.
O recenseamento anterior, ocorrido de 16 a 31 de Maio de 2014, apurou a existência de 25 milhões 789 mil e 24 habitantes no país.
Na província do Zaire trabalham no processo mil 547 agentes de campo, distribuídos em 389 áreas censitárias e igual número de supervisores. DA/JL