Cachiungo – O coordenador da comissão de apoio técnico do Censo no município do Cachiungo, província do Huambo, Paulo Moma, pediu, esta segunda-feira, mais dedicação, responsabilidade e profissionalismo aos recenseadores, para o êxito do processo censitário.
O responsável falava num encontro com os com os recenseadores, marcado com a entrega da logística, de modo a que os agentes se mantenham em nas suas zonas de actuação.
De acordo com o responsável, os agentes censitários estão a desdobrar-se em várias zonas do município, sendo que os agentes de campo que concluírem uma localidade podem ser chamados para reforçar outras.
Por sua vez, a coordenadora da comissão de apoio técnico da comuna da Chinhama, Henriqueta dos Santos, disse que o processo, iniciado a 19 de Setembro último, está a decorrer dentro da normalidade, pois os agentes censitários têm contribuído na superação das pequenas dificuldades que as tabletes têm apresentado.
A responsável disse ser positivo a colaboração da população nas aldeias e nos bairros da comuna da Chinhama, com a disponibilização de todas as informações necessárias e solicitadas pelos recenseadores.
O Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo2024) vai decorrer até 19 do corrente mês, sob o lema “Juntos contamos por Angola”.
O Censo 2024 é o terceiro da história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975, enquanto o segundo em 2014
O processo visa saber, com precisão, o número de habitantes no país, quantos homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem, cujas informações poderão servir para a melhor planificação e distribuição de serviços essenciais para todos os angolanos.
Fundado a 07 de Novembro de 1913, o município do Cachiungo, com uma extensão territorial de dois mil 947 quilómetros quadrados, possui três comunas (Chinhama, Chiumbo e Sede), com uma população estimada em 169 mil e 123 habitantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). JSV /ALH