Huambo – O secretário do PRS na província do Huambo, António Soliya Selende, pediu, esta terça-feira, ao maior contributo dos cidadãos durante o Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo 2024) por beneficiar todas as franjas da sociedade.
O partidário falava em conferência de imprensa sobre a preparação dos 40 delegados provinciais eleitos para participarem no V congresso ordinário do PRS, marcado de 1 a 3 de Outubro próximo, na capital do país, Luanda, sob o lema “Trabalho, unidade e progresso”.
Na ocasião, António Soliya Selende disse que o Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo 2024), quando bem organizado e realizado, poderá atender, de forma acertada, as diversas preocupações dos cidadãos.
Sublinhou que o último Censo 2014 trouxe informações estatísticas importantes, com realce para o número real da população residente em Angola, na qual a maioria é mulher e jovem, bem como das zonas agrícolas e com falta de hospitais, escolas, dados de desemprego e desemprego.
Numa altura que faz cinco dias desde o início do Censo, exortou a não politização do processo, por se tratar de uma iniciativa administrativa, que visa melhorar o actual sistema de governação do país.
O Censo 2024, sob o lema “Juntos contamos por Angola”, iniciou a 19 do corrente mês, com o recenseamento, das zero horas às 06h00, dos cidadãos sem-abrigo em 25 pontos mapeados nas cidades da Caála e do Huambo, esta última com o mesmo nome da província.
O Censo 2024 é o segundo que decorre em Angola depois da independência nacional, sendo o primeiro realizado em 2014, que apurou a existência de um total de 25 milhões, 789 mil e 24 mil habitantes no país. ZZN/JSV/ALH