Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Censo 2024: Assistentes técnicos iniciam acção formativa no Cunene

     Economia              
  • Cunene • Sexta, 16 Agosto de 2024 | 00h21
1 / 2
Assistentes técnicos locais do Censo em formação no Cunene
Assistentes técnicos locais do Censo em formação no Cunene
Pedro Manuel-ANGOP
2 / 2
Coordenador do Grupo Técnico do Censo no Cunene, José Jacinto
Coordenador do Grupo Técnico do Censo no Cunene, José Jacinto
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva – Trezentos e 20 assistentes técnicos locais da província do Cunene iniciaram, esta quinta-feira, uma acção de capacitação sobre o Censo Geral da População e Habitação 2024, que arranca a 19 de Setembro próximo, em todo país.

A acção formativa, com duração de 12 dias, decorre em simultâneo nos seis municípios dessa província, com abordagem de temas ligados às noções gerais do censo, princípios básicos do recenseamento, inquérito de cobertura, código de conduta, processamento de dados, metodologia de listagem, estrutura do questionário, entre outros.

A propósito, o coordenador do Grupo Técnico de Apoio da Comissão Multissetorial do Censo no Cunene, José Jacinto, disse que, depois da formação, os assistentes técnicos vão replicar os mesmos conhecimentos aos três mil e 58 agentes recenseadores desta província.

Segundo o coordenador, a acção enquadra-se na preparação das condições para a realização, com êxito, do Censo 2024.

Recordou que o trabalho de cartografia na província, terminado a 30 de Maio último, resultou em duas mil e 294 secções censitárias, onde os agentes recenseadores serão colocados para a recolha de  todas informações importantes.

José Jacinto referiu ainda que, em termos de meios, estão disponíveis alguns materiais utilizados no Censo de 2014, para além de contar com apoio das Forças Armadas Angolanas, sobretudo nas zonas de difícil acesso.

Por seu turno,   a administradora  municipal adjunta para Área Económica e Financeira do Cuanhama, Laime Aníbal, pediu para os formandos a acatar  e aplicar, com rigor, as matérias programadas para o sucesso na recolha de dados.

Disse que a formação é dirigida aos assistentes técnicos locais que terão a missão em passar os conhecimentos aos agentes de campo seleccionados que vão assegurar a operação no Cunene.

Laime Aníbal destacou a importância do Censo, por permitir ao Estado melhorar a planificação e distribuição da riqueza nacional.

O Censo Geral da População e Habitação 2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1975, cinco anos antes da Independência Nacional, enquanto o segundo decorreu em 2014. PEM/LHE/QCB

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+