Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Censo 2024: Lunda-Sul com mais de mil secções actualizadas

     Economia              
  • Lunda Sul • Segunda, 25 Março de 2024 | 12h26
Divulgação, Censo 2024
Divulgação, Censo 2024
Kinda Kyungu - ANGOP

Saurimo – O processo de actualização cartográfica da província da Lunda-Sul já está concluído, cujo acto permitiu registar mil e 527 secções actualizadas na circunscrição, onde serão realizadas, este ano, o censo populacional, a decorrer em todo o país.

Segundo o chefe dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE) na Lunda-Sul, Josué Martins, disse que as 1.527 secções actualizadas correspondem às 14 comunas que compõem os quatro municípios da província, onde já foi concluído o processo que visou definir as áreas censitárias.

Trata-se das comunas do Xassengue, Cucumbi, Alto Chicapa, Cacolo, Dala, Luma-Cassai, Cazage, Chiluange, Cassai-Sul, Muriege, Muconda, Saurimo, Sombo e Mona-Quimbundo.

Indicou que foi um trabalho de grande importância, porque permitiu definir o número de habitações, população aí residente e saber quantos agentes recenseadores serão necessários para a operação.

Apontou como constrangimentos do processo a dispersão habitacional das comunidades rurais, devido o “modus vivente” da população, bem como as vias de acesso às localidades longínquas, mas que tudo foi feito para o sucesso do processo.

Por outro lado, Josué Martins explicou que a grande novidade para o Censo geral de 2024 é o facto de que será feito totalmente digital, ao contrário da operação de 2014, que foi em papel, permitindo criar uma base de dados e ter pontos de geo-referenciação de cada localidade existente no país, bem como criar um data-center de informação bem organizada.

O processo foi assegurado por mil e 714 pessoas envolvidas, entre recenseadores, assistentes técnicos, cartógrafos, técnicos informáticos, efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), entre outros.

Angola realizou já dois Censos Gerais da população, nomeadamente em 1970, na época colonial, e em 2014, após a independência nacional, sendo o registo estatístico de 2024, a terceira operação censitária que o país realizará.

O registo estatístico de 2014, a segunda operação censitária que o país realizou, indicava que a província da Lunda-Sul tinha, na altura, 537 mil e 587 habitantes.

As projecções do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indicam que em 2024 a população da Lunda-Sul poderá atingir mais de 900 mil.QB/JW/AC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+