Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Censo 2024: Londuimbali e Ucuma encerram processo censitário

     Economia              
  • Huambo • Sexta, 18 Outubro de 2024 | 16h08
Coordenador do grupo técnico de apoio à comissão multisectorial do Censo na província do Huambo, Rúben Gomes,
Coordenador do grupo técnico de apoio à comissão multisectorial do Censo na província do Huambo, Rúben Gomes,
Frank Béu-ANGOP

Huambo – Os municípios do Londuimbali e Ucuma, província do Huambo, encerraram, sexta-feira, o processo de recolha de dados no âmbito do Recenseamento Geral da População e Habituação, iniciado a 19 de Setembro último.

Estes dois municípios juntam-se ao do Ecunha, que se tornou, no princípio desta semana, no primeiro a concluir o processo censitário, entre os 11 que compõem a província do Huambo.

A informação foi confirmada à ANGOP, pelo coordenador do grupo técnico de apoio à comissão multisectorial do Censo na província do Huambo, Rúben Gomes, que falava sobre o andamento do processo, com o encerramento previsto para 19 do corrente mês.

O responsável disse que a recolha de dados decorre com toda normalidade em toda extensão da província, com a conclusão, também, esta semana, da recolha de dados nas comunas do Bimbe, Hengue e Luvemba (Bailundo), Catata (Caála), Chinhama (Cachiungo), Mbave, Sambo e Samboto (Chicala-Cholohanga), Calima e Chipipa (Huambo) e Chilata e Catabola (Longonjo).

O Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo 2024) que decorre em todo o país sob lema “Juntos contamos por Angola”, conta na província do Huambo com seis mil 95 recenseadores, distribuídos nos 11 municípios e 37 comunas, que estão munidos com as condições logísticas e técnicas, para a recolha dos dados durante as entrevistas.

Trata-se do terceiro Censo na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da independência de Angola, enquanto o segundo decorreu em 2014.

Segundo a previsão do Censo 2014, a província do Huambo tem uma população estimada em mais de dois milhões 800 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

O Censo Geral da População e habitação vai permitir saber com precisão o número de habitantes no país, quantos homens, mulheres, crianças e idosos, onde vivem e como vivem.

Com esta informação, o Executivo poderá planificar melhor a distribuição de serviços essenciais para todos os angolanos. ALH





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+