Menongue - O governador do Cuando Cubango, José Martins, reconheceu hoje, segunda-feira, o papel de representantes da sociedade civil na mobilização das famílias, para a recepção e fornecimento de dados aos agentes censitários.
José Martins fez esse reconhecimento quando intervinha durante o Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, que decorreu no anfiteatro do Governo, onde participaram representantes de igrejas locais, autoridades tradicionais, entre outros presentes.
Numa altura em que faltam quase 15 dias do fim do processo, o governador, igualmente coordenador provincial da Comissão Multissectorial, afirmou que o Censo no Cuando Cubango decorre a bom ritmo.
"Quero, em nome do Governo e da Comissão Multissectorial, agradecer o empenho dos líderes religiosos, das autoridades tradicionais, associações juvenis e estudantes nas tarefas de mobilização social e apoios aos agentes censitários", sublinhou.
José Martins admite que, a mobilização e apoios, têm estado a se traduzir em bons desempenhos das equipas do Censo 2024 na província do Cuando Cubango em campo, o que merece o devido reconhecimento.
Durante a discussão aos presentes foram passadas informações sobre o andamento do Censo Geral 2024.
De referir que o director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Calengi, depois de ter avaliado o andamento Censo nas províncias do Huambo e Bié, este domingo, dia 3, aferiu, igualmente, as condições funcionais no Cuando Cubango, tendo avaliando-as positivas. ALK/FF/PLB