Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Censo 2024: Dinamismo dos recenseadores acelera cobertura da Caála

     Economia              
  • Huambo • Sexta, 11 Outubro de 2024 | 18h42
Recenseadores
Recenseadores
Kinda Kyungu

Caála – O dinamismo e o engajamento dos agentes de campo está acelerar a cobertura total das comunidades do município da Caála, província do Huambo, reconheceu, esta sexta-feira, à ANGOP, o assistente técnico local do Censo, Isaac Chimuco.

O responsável, que falava sobre o andamento do processo iniciado a 19 de Setembro último, enalteceu a entrega e a dedicação dos recenseadores, que apesar dos desafios, trabalham arduamente para o êxito do processo, que se afigura fundamental para a execução das políticas públicas.

Disse que várias localidades do município da Caála já foram concluídas, numa altura em que faltam nove dias para o término do Recenseamento da População e Habitação, a decorrer até 19 do corrente mês, sob o lema “Juntos contamos por Angola”.

Isaac Chimuco explicou que para fazer face aos desafios do Censo, o município da Caála conta com 768 técnicos, dos quais 688 recenseadores, distribuídos em 146 equipas, suportadas por um supervisor, que se desdobra em todos os cantos da municipalidade.

Por seu turno, o presidente da Associação das Autoridades Tradicionais (ASTA) na comuna da Catata, Justino Troco Mota, disse que os sobas e séculos continuam engajados em levar a menagens aos cidadãos, de modo a receberem bem os agentes e prestarem dados fiável para o êxito do censo.

Disse existir uma boa colaboração entre as autoridades tradicionais e os agentes censitários, tanto para sensibilização, como para o alojamento, tendo em conta a importância do processo.

Contudo, aconselhou a Administração do município da Caála e os representantes locais do Instituto Nacional de Estatística, em particular, para o reforço da logística e dos meios de transporte, para permitir que os agentes censitários desenvolvam as suas actividades dentro da normalidade desejada.

O Recenseamento Geral da População e Habitação visa saber, com precisão, o número de habitantes no país, quantos homens, quantas mulheres, quantas crianças e quantos idosos, onde vivem e como vivem, cujas informações poderão servir para a melhor planificação e distribuição dos serviços essenciais para todos os angolanos.

Este é o terceiro Censo da história do país, sendo que o primeiro foi realizado em 1970, cinco anos antes da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975, enquanto o segundo decorreu em 2014.

Localizado no corredor Oeste da província do Huambo, o município da Caála conta com uma população estimada em 392 mil habitantes, distribuídos pelas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estatística. MLV/JSV/ALH

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+