Menongue - O coordenador da Comissão Técnica Provincial Multissectorial de Apoio ao Censo Geral da População e Habitação no Cuando Cubango, José Martins, assegurou a disponibilidade de meios aéreos para facilitar a operação censitária nas zonas de difícil acesso.
Em declarações hoje, quarta-feira, à imprensa, no final da abertura oficial do momento censitário, José Martins avançou igualmente a existência e prontidão de canoas para facilitar o trabalho dos agentes de campo nas regiões do rio Cuando, onde existem populações isoladas em ilhas.
"O apoio aéreo está assegurado, as viaturas a todo-o-terreno estão disponíveis para as áreas como as zonas do rio Cuando onde algumas pessoas vivem em ilhas, contando igualmente com o uso de canoas para levar os agentes de campo em todas as zonas", sublinhou.
Conforme assinalou o governador, a província tem a máquina afinada para a meia noite começar com os casos especiais, procedendo ao registo formal de todos os sem abrigo ou moradores de rua, tendo sublinhado que toda a máquina logística está pormenorizadamente organizada e distribuída aos nove municípios que compõem a província.
Agradeceu a sociedade civil no geral, sobretudo igrejas e autoridades tradicionais que desde cedo trabalharam na divulgação da mensagem, bem como os órgãos de comunicação social que tudo fizeram na elaboração de matérias esclarecedoras para a população sobre a importância do processo e a necessidade de participação massiva.
Apelou aos cidadãos no sentido de receberem e responderem com verdade todas as questões que forem colocadas pelos recenseadores, para que o processo atinja os objectivos preconizados.
Para o êxito do processo foram formados no Cuando Cubango um universo de mil 310 agentes de campo, 337 agentes da ordem e segurança pública, num total de mil 647 elementos, para além dos assistentes técnicos municipais, comunais e locais.
Foram distribuídos mil 647 tabletes para apoiar os agentes de campo na recolha de dados.
A província do Cuando Cubango, localizada na região sudeste do país, conta com nove municípios. MSM/FF/PLB