Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Censo 2024: Actualização cartográfica do Huambo acima de 55 por cento

     Economia              
  • Huambo • Quinta, 15 Fevereiro de 2024 | 14h58
Logotipo do CENSO 2024
Logotipo do CENSO 2024
Divulgação

Huambo – O processo de actualização cartográfica a nível da província do Huambo, no quadro da preparação do Censo 2024, está acima de 55, 2 por cento de cobertura, em relação a projecção habitacional da população.

A informação foi prestada, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo director do Instituto Nacional de Estatística (INE) na província do Huambo, Rúben Gomes, no quadro das actividades de preparação do Censo Geral da População e Habitação 2024, previsto para Julho próximo.

O responsável disse que os 55, 2 por cento do processo representam a conclusão cartográfica dos municípios da Caála, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Longonjo e Ucuma, numa altura em que decorrem a recolha dos dados do Cachiungo e da Chicala-Cholohanga, que, brevemente, estará terminado.

A seguir a estas zonas, continuou, iniciar-se-á os trabalhos nos municípios do Bailundo, Londuimbali e Mungo, para a conclusão da actualização da malha cartográfica da província do Huambo dentro dos prazos estabelecidos.

Rúben Gomes referiu que as actividades na província do Huambo decorrem a bom ritmo, com 54 pessoas envolvidas, dentre os quais, agentes de campos, supervisores, motoristas, que estão empenhados para o êxito do Censo 2024.

Adiantou que, para além do processo de actualização cartográfica, está em curso o processo de validação e identificação dos postos de distribuição e centros de arrecadação, numa parceria com as administrações municipais, que vão servir para a logística ou áreas de serviço das actividades do Censo 2024.

Disse que o Censo Geral da População e Habitação 2024 terá a particularidade de poder ser digital, o que requer maiores cuidados na identificação de zonas para a recarga dos equipamentos electrónicos a serem usados no processo.

Frisou estar, igualmente, em curso, acções de sensibilização das diversas entidades envolvidas na actualização cartográfica, como as comissões municipais, sociedade civil, autoridades tradicionais e entidades religiosas, que intervêm nas actividades.

O Censo Geral da População e Habitação 2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da independência de Angola, enquanto o segundo decorreu em 2014.

Segundo a previsão do Censo 2014, a província do Huambo tem uma população estimada em mais de dois milhões 700 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

O Censo Geral da População e habitação vai permitir saber com precisão o número de habitantes no país, quantos homens, mulheres, crianças e idosos, onde vivem e como vivem.

Com esta informação, o país poderá planificar melhor a distribuição de serviços essenciais para todos os angolanos. ZZN/JSV/ALH

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+