Cazenga - O processo de actualização cartográfica, para identificar e definir as áreas exactas a serem recenseadas, arrancou hoje, quarta-feira, no município do Cazenga, no quadro do recenseamento geral da população e da habitação 2024, numa fase inicial.
Em declarações à imprensa, o responsável provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE), Joaquim Pazito, fez saber que em campo estão três equipas com quatro cartógrafos cada, sendo desenvolvida a actualização “cara a cara”, com o término previsto para Março deste ano, devido à densidade da população.
“Vamos passar de habitação a habitação, para saber o primeiro e último nome do chefe do agregado familiar, quantos vivem em cada residência e a georreferenciação da população”, descreveu.
Joaquim Pazito esclareceu que, para o êxito do cadastramento, contam com o apoio das comissões de moradores que conhecem os limites das localidades.
Garantiu que o trabalho de sensibilização da população vai continuar nas escolas e mercados, daí a adesão dos munícipes ao processo e a disponibilidade em receber os agentes no campo, identificados para efectuar o trabalho.
A Administração Municipal do Cazenga apelou, em comunicado, aos munícipes para colaborarem com os técnicos do INE, fornecendo dados reais, de modo a permitir o êxito do Censo 2024.
"As equipas de preparação da malha censitária (recolha do nome do chefe de família e número de pessoas que vivem em cada residência) estarão devidamente identificadas, com uniformes do INE e acompanhados por agentes da Polícia Nacional, garantindo, assim, credibilidade e segurança, durante os trabalhos”, assevera-se.PLA/ACS/AC