Lubango – Quinze famílias de ex-militares do município de Caluquembe, província da Huíla, receberam hoje, 1.500 pintos de raça rústica de origem sul-africana, para estimular a produção avícola na região e melhorar a sua renda.
A acção enquadra-se no programa de Combate à Pobreza da administração local.
Em declarações à ANGOP, o administrador municipal-adjunto para os serviços técnicos de Caluquembe, Eliseu José, o objectivo é multiplicar os pintos num período de seis meses e reembolsar em espécie, para que outros grupos associativos possam igualmente desenvolver a actividade.
Disse que esta é primeira vez que o município aposta na produção de aves, adquiridas a partir do Huambo, cuja previsão é atingir, neste semestre, as cinco mil.
O responsável assegurou estarem asseguradas as condições para o acampamento veterinário para avaliação da saúde animal, com apoios das direcções da Agricultura e da Pecuária, pois são susceptíveis de contrair algumas pandemias.
O município de Caluquembe, 193 quilómetros a Norte da província da Huíla, conta com 15 associações de ex-militares e viúvas de guerra.