Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Calculadora avalia custos no sector petrolífero

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 04 Agosto de 2021 | 16h07
Projecto Angola LNG ajuda a reduzir emissões de dióxido de carbono à atmosfera
Projecto Angola LNG ajuda a reduzir emissões de dióxido de carbono à atmosfera
Divulgação

Luanda - A empresa Oil Field Calculator, LDA, de direito angolano, desenvolveu uma calculadora digital denominada OFC2000 para dimensionar instalações petrolíferas e estimar custos na fase de desenvolvimento de projectos nesse sector.

A máquina, registada no Instituto Angolano de Propriedade Intelectual (IAPI) com a patente número 3411A, já está a ser utilizada em algumas firmas, em Angola e no exterior do país, segundo o seu inventor, o angolano Silvestre Cassa Iombo.

Em declarações à Angop, o também PCA da Oil Field Calculator explicou que a OFC2000 dispõe de funções que permitem emitir perfis de produção, estimar números de poços, capacidade instalada, custos totais, entre outros cálculos afins.

“A Oil Field Calculator desenvolveu a calculadora em 2017 com um recurso muito raro e pode estimar, em poucos segundos, os resultados desejados de que um engenheiro precisa para a elaboração de um projecto”, sublinhou o responsável.

A OFC2000, prosseguiu Silvestre Cassa Iombo, tem grande capacidade de realizar avaliações para campos, tendo calculado o custo de 180 projectos da Concessionária Nacional - a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG).

Precisou que a máquina OFC2000 começou a ser desenvolvida em 2001, no âmbito da cadeira de simulação de reservatórios petrolíferos na universidade estatal de Luisiana, nos Estados Unidos, estando hoje apta para projectar infra-estruturas petrolíferas.

“Esse software permite, quando se descobre um campo de petróleo, calcular o tipo de sonda, a perfuração e o custo de produção do campo”, exemplificou o entrevistado.  

Após a descoberta de um campo (local aprovado com presença de petróleo), os dados técnicos dos estudos preliminares são inseridos na calculadora, que posteriormente calcula o perfil de produção, de perfuração, tipo de sondas a usar e estima o custo de produção do mesmo.

De igual modo, continuou, calcula também o reservatório e perfuração, instalação de equipamentos submarinos, instalação de superfície, plataformas flutuantes e fixas, custos económicos, faz relatório, avalia linhas de água e gás, entre outras.

“Com essa calculadora o sector petrolífero passa a ter um sistema muito fácil e de uso rápido. É uma das primeiras digitais existentes no país. Antes faziam-se projecções de infra-estruturas demoradas e complexas”, vangloria-se o inventor.   

Silvestre Cassa Iombo fez saber que a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) faz uso da referida calculadora há cerca de dois anos.

De acordo com o engenheiro, a empresa Oil Field Calculator já embolsou de taxa cobrada aos utentes, desde a sua criação, um montante na ordem dos 120 a 150 mil dólares, um lucro considerável a julgar pelos cerca de 20 mil dólares investidos.

O valor da utilização do dispositivo vai dos 10 mil aos 20 mil dólares.

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+