Cabinda – Doze camiões que transportavam dezanove (19) contentores,com diversos materiais ferrosos, para serem exportados ilegalmente para a República do Congo, foram apreendidos pela polícia no posto de contenção de Lândana, município de Cacongo, província de Cabinda.
Os materiais estavam acondicionados em 12 contentores de 20 pés e 7 de 40 pés.
O porta-voz do Comando da polícia em Cabinda, intendente Marcos Cochito, esclareceu que o material apreendido na segunda-feira é em cumprimento do Decreto Executivo Conjunto n.° 119/21, de 6 de Maio, entre os ministérios da Indústria e Comércio e da Cultura e Turismo e Ambiente.
O Decreto, segundo Marcos Cochito, estabelece a quota de resíduos a ser transferido para exterior do país para fins de reutilização, reciclagem e valorização.
Adiantou ainda que a apreensão ocorreu junto do posto de contenção sob o rio Chiloango, em Lândana, quando os referidos camiões, carregados com o material, foram interpelados sem os proprietários tivessem licenças para exportação dos metais.
Os camiões foram apreendidos e encontram-se no posto de fronteira do Massabi, norte de Cabinda, onde aguardam pela decisão do Ministério Público.
A fronteira de Massabi, com a vizinha cidade de Ponta-Negra, República do Congo, tem sido a porte de entrada e saída de várias mercadorias que circulam para ambos lados.PL/AC