Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Obras do Quebra Mar de Cabinda terminam em Dezembro

     Economia              
  • Cabinda • Sexta, 07 Outubro de 2022 | 15h00
Ponte cais no Porto de Cabinda
Ponte cais no Porto de Cabinda
Tarcísio Vilela - ANGOP

Cabinda - As obras em curso de construção do Quebra-mar e cais do Porto de Cabinda conhecem o seu término no final deste ano, informou o representante da Mota Engil Angola, Paulo Elias.

Responsável pela empreitada, Paulo Elias, que falava no final da visita de constatação da governadora, Mara Quiosa, na quinta-feira, disse que as obras da infraestrutura já atingiram 94 por cento de execução física, indicando que até final do ano será concluído todo o trabalho.

Iniciada em Abril de 2017, com duração antes prevista para 22 meses, a obra sofreu vários adiamentos na sua execução, devido a questões financeiras, agravada ainda com o surgimento da pandemia da Covid-19.

Orçada em mais de 42 milhões de dólares norte americanos,  o projeto sofreu alterações que obrigaram um adicional de mais de 125 mil dólares norte americanos.

De acordo com o representante da Mota Engil, neste momento decorrem trabalhos de cravação da parede combinada, colocação de tirantes, aterro, vibro compactação do aterro,  execução das vigas de coroamento do cais, pavimentação e dragagem da zona de manobras de navios.

Para o presidente do Conselho de Administração do Porto de Cabinda, José João Kunvigua, disse que, sobre o cais, está a depender da última fase da obra que é a aplicação do pontão metálico. 

Concluída toda a empreitada, estarão criadas as condições para a atracagem do navio, Ferry-boat, vocacionada no transporte de cargas contentorizadas, viaturas e passageiros.

Por seu turno, a governadora de Cabinda, Mara Quiosa, disse, no final da visita, que as duas infra estruturais, o Quebra-Mar e Cais do Porto de Cabinda, concluídas, vão alavancar a economia na província, tendo em conta a descontinuidade geográfica de Cabinda, com o resto do país.

´´É importante a contínua criação de mecanismos de acessibilidade de mercadorias e equipamentos e outros bens e serviços para a província de Cabinda´´, dsse.

Referiu ainda que é uma obra que vai dar resposta a todos constrangimentos que a província de Cabinda ainda vive.

Mara Quiosa visitou também as obras de reabilitação e ampliação em curso do Instituto Médio Politécnico de Cabinda e da rua Amaro Tati para permitir maior fluidez na circulação de viatura na zona urbana da cidade de Cabinda.

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+