Cabinda - O secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo, reconheceu hoje, em Cabinda, que a aposta do Executivo na construção do Terminal Marítimo e Fluvial de Passageiros de Cabinda e Soyo dinamizaram,nos últimos anos, a rede de cabotagem da região norte.
Jorge Bengue Calumbo fez este reconhecimento, durante a cerimonia oficial de atribuição de nome a infraestrutura portuária, designada agora de Terminal Marítimo de Passageiro de Cabinda Miguel Maria N´zau Puna, testemunhada pela governadora de Cabinda, Mara Quiosa.
O secretário de Estado dos Transportes Terrestres disse que, a título de exemplo, as embarcações de tipo catamarã realizam anualmente cerca de 600 viagens, transportando acima de 70 mil passageiros entre as cidades de Soyo, Cabinda e Luanda.
Jorge Bengue Calumbo indicou que ao todo, ao longo do ano transacto, foram movimentados cerca de 3 mil 500 toneladas de mercadorias diversas.
Por seu turno, a governadora de Cabinda, Mara Quiosa, expressou que a atribuição de nome do nacionalista Miguel Maria N´zau Puna foi um consenso dos membros do conselho de auscultação e concertação social das comunidades.
Para governadora o Terminal Marítimo de Passageiros é surgiu para facilitar a movimentação de passageiros e carga, com maior segurança entre as cidades de Cabinda, Soyo e Luanda.
Teresa Puna, esposa do malogrado agradeceu o gesto do Governo em reconhecer os feitos a Miguel Maria N´zau Puna, como nacionalista, patriota e filho de Cabinda.ING/JFC/AC