Cabinda - A província de Cabinda prevê produzir, na presente campanha agrícola 2021/2022, mais de novecentas (900) mil toneladas de produtos diversos.
Para atingir essa meta, foram preparados, manualmente, 31 mil hectares de terras e três mil hectares mecanizadas, para o cultivo de mandioca, banana, hortofrutícolas, batatas diversas, ginguba, milho, feijão vulgar e feijão e macundi.
De acordo com o secretário provincial de Cabinda da Agricultura, Pecuária e Pescas, André David Capita Fuca, há um aumento de 60 porcento nas previões de produção em comparação com a campanha agrícola de 2020/2021.
André Fuca indicou que a campanha contará com o envolvimento de 35 mil famílias, dos quais 12 mil do projecto de Cadeia de Valores, tendo exortado aos camponeses e a população para permanecerem profundamente comprometidos com os programas do Governo, dando o melhor no sentido de valorizarem cada centavo e cada oportunidade.
Ao presidir o acto de abertura da campanha na localidade de Sevo da Buala, comuna do Necuto, município de Buco-Zau, o vice-governador provincial de Cabinda para Área Politica e Social, Miguel dos Santos de Oliveira, disse que as metas preconizam o enquadramento de mais de 12 mil famílias na produção de mandioca, banana, batata-doce, feijão e milho.
"A perspectivas é agregar valores em cada etapa de cadeia produtiva das referidas culturas e não só", sublinhou, quinta-feira, adiantando que o Governo Provincial está a distribuir anualmente 50 mil mudas de culturas de frutas que contribuirão na melhoria da dieta alimentar das populações como também no aumento da renda familiar.
Está também a ser implementado o processo de melhoramento da pecuária não só do ponto de vista quantitativo, mas também qualitativo.
O responsável disse ser necessáriuo dar-se igualmente especial destaque à avicultura e à criação de suínos e pequenos ruminantes e ao aumento da capacidade de captura do pescado, munindo os pescadores com embarcações motorizadas e artefactos de pesca para o fomento da piscicultura continental.
Durante o acto, procedeu-se a entrega simbólica de 10 kits agrícolas aos camponeses, compostos por catanas, enxadas, limas, sementes de milho, amendoim e de mandioca.