Cabinda – O Banco Caixa Angola, em parceria com o Fundo de Garantia de Crédito, adstrito ao Ministério das Finanças, está apostada em financiar as micro, pequenas e médias empresas agropecuárias ao nível da província de Cabinda.
O objectivo das duas instituições é conceder um crédito no valor de 10 milhões de kwanzas as unidades agrícolas agro-pecuárias na região, com condições técnicas e humanas e que demonstram sinais de produção e transformação dos produtos do campo.
Na visita efectuada no início desta semana, a unidade de produção Agro-pecuária e Agrícola Silvano Sambo, o gerente do Banco Caixa Angola, David Macaia, garantiu financiar um crédito a referida unidade no valor de 10 milhões de kwanzas, no sentido de incentivar a prática da actividade agro-pecuária em Cabinda.
A Unidade de Produção Agro-pecuária e Agrícola Silvano Sambo tem 43 hectares e produz, dentre vários produtos, a mandioca que é transformada em farinha musseque, a sacafolha (kizaca), empacotada, e conta com mil plantas de palmares, além da criação de animais, entre caprinos, suínos e aves (galinhas).
O proprietário da fazenda, Silvano Sambo, disse esperar pelo crédito a ser concedido para dar outro ânimo na produção, produtividade e transformação dos produtos para a oferta nos mercados locais.
Por seu turno, o gerente do Banco Caixa Angola em Cabinda, David Macaia, garantiu ser pretensão da instituição bancária em financiar os micros, pequenas e médias empresas agropecuárias na província.
Integrou a visita a unidade agropecuária, localizada no município de Cacongo, o Vice-governador de Cabinda para o Sector Económico, Macário Romão Lembe e o Administrador do Banco Caixa Angola, Francisco de Oliveira.
O município de Cacongo é a principal zona de maior produção da banana que é exportada para a República do Congo.PL/AC