Lubango - O presidente do conselho de administração da Bumbar Mining, Sebastião Panzo, manifestou, nesta quarta-feira, no Lubango, a intenção de ajudar a transformar a Huíla num espaço de reflexão sistemática e de referência de recursos minerais, através de eventos de divulgação.
A intenção foi manifestada durante a 1ª Conferência Empresarial e exposição de Rochas Ornamentais organizada pela Bumbar Mining, em parceria com Associação Agropecuária, Industrial e Comercial (AAPCIL) e Associação dos Produtores Transformadores Comercializadores e Exportadores de Rochas Ornamentais do Sul de Angola (APEPA).
O promotor destacou que, enquanto empresa, um dos seus desafios é transformar a Huíla num espaço de reflexão sistemática e regular sobre recursos minerais, através da realização de quatro fóruns anuais sobre metais ferrosos, nobres, minerais de transição e responsabilidade social.
Segundo a fonte, tal desiderato só será possível se os empresários trabalharem em complementaridade com aquilo que o Governo já tem estado a fazer.
“Achamos que chegou o momento de despoletar, também, na Huíla, através do movimento de reflexão regular sistemático sobre os minerais extraídos localmente, aproveitar o rejeitado para criar negócios aí onde se exploram os minerais, assim como criarem-se actividades economicamente úteis, para a população”, aludiu.
Entretanto, o director do gabinete provincial para o desenvolvimento económico integrado da Huíla, Domingos Kalumana, em representação do governador da Huíla, Nuno Mahapi, reafirmou o compromisso do Governo em trabalhar com os operadores, no sentido de captar investidores e garantir o desenvolvimento do sector económico da província.
Salientou que a indústria de rochas ornamentais representa um sector estratégico para o desenvolvimento da Huíla e a explorarem de forma responsável os recursos da nossa terra, gera oportunidades, fortalece a economia e eleva o nome de Angola no mercado internacional.
“Estamos comprometidos em apoiar iniciativas que promovam a capacidade da mão-de-obra, a modernização dos processos, o incentivo do investimento responsável e a observância da responsabilidade social das empresas, de modo que os benefícios gerados pela indústria alcance a população”, enfatizou.
A empresa Bumbar Mining existe desde 2015, com a finalidade de organizar eventos de negócios com pequenas exposições para fomentar as relações entre empresários e sectores governamentais.
Actualmente promove seis eventos regulares, nomeadamente o Valentine`s Diamond show, Mulher na Mineração, Fórum da Banca e Mineração, Seguros e Mineração, Angola Mining World (realizados em Luanda) e a Conferência de Rochas, que a Huíla acolhe. BP/MS