Luena - O Banco de Poupança e Crédito (BPC) anunciou esta terça-feira, no Luena, província do Moxico, o lançamento, para breve, de uma nova linha de crédito direccionado aos pequenos empreendedores, com montantes que vão até 10 milhões de kwanzas.
O anúncio foi feito pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) desta instituição bancária, André Lopes, no final de um encontro mantido com o governador provincial, Gonçalves Muandumba, sublinhando que a referida linha de crédito visa impulsionar os sectores agrícolas, agro-pecuária, turismo, restauração e transporte.
Disse que o acesso ao crédito poderá ser feito de forma singular ou colectiva, cujo montante varia de dois milhões e 500 mil kwanzas a KZ 10 milhões.
Realçou que a taxa de juro para o referido crédito ainda não está definida, entretanto, garantiu que será mais atractiva em comparação ao que é praticada actualmente no mercado nacional.
Por outro lado, disse estar em curso a expansão de Terminais de Pagamento Automático (ATM) em zonas peri-urbanas, para desafogar as enchentes nos balcões.
Acrescentou que a instituição pretende estabelecer uma cooperação com o governo local, no sentido processar e pagar os salários dos funcionários por fases, para evitar congestionamento na altura do levantamento.
Sobre os municípios que não dispõem balcões do BPC, o PCA disse que os serviços nestas regiões continuarão a ser prestados através de operadores móveis, que, mensalmente, se deslocam para atender a população local.
Por sua vez, o Governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, enalteceu a medida do banco sobre a abertura do crédito, que na sua perspectiva poderá alavancar o sector produtivo da província.