Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

BNA vai intensificar acções de educação e inclusão financeira no Uíge e Zaire

     Economia              
  • Uige • Terça, 18 Julho de 2023 | 18h24
Edifício do Banco Nacional de Angola (foto ilustração)
Edifício do Banco Nacional de Angola (foto ilustração)
Francisco Miúdo - ANGOP

Uíge - O Banco Nacional de Angola (BNA) vai intensificar, nos próximos dias, acções de educação e inclusão financeira nas províncias do Uíge e Zaire, anunciou hoje o subdirector do Departamento de Inclusão Financeira da instituição, José Cortez.

A aposta, que será materializada por intermédio da Delegação Regional Noroeste do BNA, enquadra-se no âmbito dos seus objectivos estratégicos inerentes ao aprofundamento da inclusão financeira.

Segundo o responsável, que falava no seminário sobre “Os benefícios da educação e inclusão financeira, na cidade do Uíge, essa aposta visa tornar essas províncias melhor capacitadas e inclusivas financeiramente.

Acrescentou que a acção tem como foco aumentar os níveis de educação e inclusão financeira da população e de acesso aos produtos e serviços financeiros disponíveis através de uma conta bancária e/ou de pagamento.

Para ele, os desafios do actual contexto, tornam ainda mais relevante o engajamento na promoção da educação e inclusão financeira no seio dos adolescentes, dos jovens e dos adultos, em especial das mulheres, para que sejam capazes de gerir o seu dinheiro com sabedoria, destreza, competência, assim como ganhar resiliência para passar pelas adversidades económicas e da vida em geral.

Por essa razão, disse que o BNA considera a inclusão como um dos instrumentos fundamentais para redução da pobreza, das desigualdades sociais e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e um sistema financeiro mais resiliente e promotor do desenvolvimento da sociedade.

Conforme o responsável, a inclusão financeira permite que indivíduos e empresas tenham acesso aos produtos e serviços financeiros úteis e acessíveis que satisfaçam as suas necessidades, através de transferências bancárias, pagamentos, depósitos, poupanças, crédito e seguros, de modos a potenciar a satisfação das suas necessidades e desenvolvimento dos seus negócios de forma responsável e sustentável.

Em função disso, serão promovidos dois seminários sobre Educação e Inclusão Financeira, assim como a realização de campanhas de sensibilização para abertura de contas simplificadas, incluindo Bankita e de pagamentos destinados à população de baixa renda, aos vendedores e aos microempreendedores dos distintos sectores de actividade económica. JAR

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+