Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

AGT aconselha moradores da centralidade Horizonte para pagamento do IPU

     Economia              
  • Bié • Quinta, 29 Junho de 2023 | 14h56
Segunda fase da centralidade do Cuito
Segunda fase da centralidade do Cuito
Cedida

Cuito - O chefe da repartição Fiscal do município do Cuito, Justino Kanjila, aconselhou hoje, quinta-feira, os proprietários de habitações na centralidade Horizonte no sentido de pagarem o Imposto Predial Urbano (IPU), para evitar multas no futuro.

Segundo o responsável, que falava à imprensa, apenas 20 por cento dos detentores de moradias pagam, regularmente, o IPU, daí a necessidade da mudança de consciência, por parte dos contribuintes.

Referiu tratar-se de um importante imposto para a arrecadação receitas para os cofres do Estado, a fim de serem retornados ao contribuinte, com a implementação de novos projectos sociais e económicos em benefício de todos.

Justino Kanjila lembrou que o valor a pagar depende da tipologia da moradia, visto que apartamento paga, anualmente, oito mil Kwanzas, ao passado que a moradia térrea paga nove mil e a duplex 10 mil Kwanzas.

Informou que fase de pagamento voluntaria decorreu, entre Janeiro e Março do corrente ano, sendo que os incumpridores deverão pagar com um adicional de 25 por cento de multa.

Com três mil 160 unidades habitacionais, entre apartamentos, duplex e moradias térreas, todas da tipologia T3.

Além das moradias, a centralidade Horizonte, no Cuito, possui 66 lojas, cinco escolas (três institutos médios politécnicos, dois do ensino primário e do primeiro ciclo), dois centros infantis, um centro de saúde, posto policial, jardim-de-infância, entre outros serviços.

A província do Bié, centro de Angola, conta, também, com a centralidade do município do Andulo, 130 quilómetros a Norte do Cuito, com 172 apartamentos, dos mil projectados.

Por outra, Justino Kanjila fez saber que a instituição arrecadou, nos primeiros seis meses deste ano, três mil milhões 500 milhões Kwanzas, contra três mil milhões 400 milhões Kwanzas do igual período anterior.  

No total, de Janeiro a Dezembro de 2022, a repartição Fiscal do Cuito, arrecadou mais de 10 mil milhões de Kwanzas.

Arrecadação resultou do pagamento do Impostos sobre Rendimento do Trabalho (IRT), Industrial, Predial (IPU), sobre os Veículos Motorizados (IVM), entre outras contribuições fiscais.

A repartição Fiscal do Cuito responde, igualmente, os municípios da Catabola, Cunhinga e Chitembo. BAN/ALH

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+