Uíge - Dez milhões de dólares é o valor disponibilizado pelo Banco de Fomento Angola (BFA), para o financiamento de projectos nos sectores da agricultura, pecuária, pescas e exploração de madeira, na província do Uíge.
O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo administrador executivo do BFA, Sebastião Massango, no workshop sobre agronegócio, tendo explicado que o referido montante servirá para apoiar, este ano, as pequenas e médias empresas.
Adiantou que já foram identificados projectos para serem financiados, aguardando apenas que os empresários apresentem as suas iniciativas.
Sem explicar o valor do financiamento no Uíge, em 2021, disse apenas que foram disponibilizados, nas 18 províncias do país, USD 180 milhões, que suportaram 33 projectos dos ramos da agricultura, agro-pecuária, avicultura, pescas e indústria alimentar.
Sebastião Massango reafirmou a aposta do BFA na concessão e elevação do valor de crédito, concedidos a pequenas, médias e grandes empresas, visando desenvolver vários empreendimentos no país.
Por sua vez, a vice-governadora para o Sector Político, Económico e Social do Uíge, Maria Cavungo, que presidiu abertura do workshop, defendeu maior financiamento no agronegócio, para facilitar a aquisição de de sementes, entre outros meios agrícolas
Durante o workshop, foram apresentados os produtos do agronegócio, nomeadamente, créditos de investimento e da campanha agrícola BFA, assim como o Programa de Apoio ao Crédito (PAC).