Benguela – Um Inquérito sobre Literacia Financeira, com duração de quatro meses, está a ser realizado na província de Benguela, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Banco Nacional de Angola (BNA), soube esta segunda-feira, a Angop.
O inquérito teve início no dia 01 de Abril e vai decorrer até 31 de Julho do corrente e conta com a participação, inicialmente, de um supervisor, cinco inquiridores, um cartógrafo e um motorista.
Enquadrado no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), o Inquérito sobre Literacia Financeira (ILF) incide sobre amostras representativas de toda a sociedade angolana, esperando-se a obtenção de informações que vão definir a implementação de programas de promoção do Índice de Desenvolvimento Humano.
Falando à Angop, o director provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE) em Benguela, José Maria, disse que o inquérito vai disponibilizar dados estatísticos para o desenvolvimento do observatório de inclusão financeira, que comporta o cálculo de índice de literacia financeira, índice de inclusão financeira e taxa de bancarização de Angola, através da actualização da sua base de dados, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de monitorização do sistema financeiro.
Referiu que o ILF servirá de suporte aos programas sectoriais do Governo, contribuindo para a tomada de decisões e fornecendo informação para os indicadores dos objectivos do desenvolvimento sustentável (ODS), em particular os seus indicador 8.10.2 - proporção de adultos com 15 ou mais anos de idade com conta bancária.
Realçou que das informações a serem colhidas estão os dados de características demográficas, educação e frequência escolar, situação laboral, empreendedorismo, rendimentos, bem-estar financeiro, serviços bancários, protecção do consumidor, poupança e investimentos.
“ Ao final do processo e após análise dos dados escolhidos, teremos como principais indicadores: indicador de bem-estar financeiro, indicador de resiliência financeira, indicador de atitude financeira, indicador de comportamento financeiro, indicador de conhecimento financeiro e indicador global de literacia financeira”, disse o responsável.
José Maria apelou a população a participar activamente no ILF.