Caxito - A cooperativa Felicidade do Muculo, na comuna das Mabubas, província do Bengo, vai, este ano agrícola, alargar a área de cultivo de 150 para 160 hectares, com o objectivo de incrementar a produção.
Com uma área 400 hectares, dos quais apenas 150 em produção, o alargamento das áreas de cultivo será feito de forma manual e mecanizada por filiados.
A cooperativa produz a mandioca, o milho, a beringela, o jindungo, o tomate, a cebola, a couve e o repolho, couve, pimenta e cenoura.
Devido a regularidade das chuvas, no ano agrícola 2020/2021, a cooperativa produziu 30 toneladas de produtos diversos, contra nove toneladas do ano agrícola anterior.
O presidente da cooperativa, António Xavier, informou que, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), a cooperativa beneficiou de um financiamento de 15 milhões de Kwanzas.
Este montante, cujo reembolso inicia em Janeiro de 2022, vai ser aplicado na compra de sementes, inputs agrícolas, adubos, fertilizantes, pulverizadores e equipamentos de sistemas de irrigação (motobombas e mangueiras).
Para o responsável, o Prodesi constitui uma mais-valia no incentivo aos camponeses para o aumentar da produção.
Entretanto, os camponeses desta comuna clamam por apoio técnico para o desassoreamento da lagoa no Muculo que se encontra coberta de capim e impede a prática da agricultura.
A cooperativa Felicidade foi criada em 2003 e está composta por 90 membros, dos quais 50 homens e 40 mulheres.
A cooperativa já gerou 50 postos de trabalho.
A reabilitação das vias de acesso para o escoamento dos produtos constituem as principais dificuldades.