Uíge – O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) vai financiar projectos aquícolas na província do Uíge, informou hoje, sexta-feira, o delegado da região norte da instituição, Carlos Manuel.
Enquadrado no Plano Nacional de Fomento das Pescas (Planapesca), o financiamento, cujo montante ainda não foi revelado, vai contemplar, numa primeira fase, 22 projectos do município do Uíge, sendo que a localidade conta com 601 aquicultores.
No final da visita aos projectos aquícolas das aldeias Quilevo, Juca e Boa Esperança, no município do Uíge, Carlos Manuel disse apenas que o financiamento varia de acordo com a necessidade de cada projecto.
Em função do financiamento, o chefe de Departamento de Pescas do Uíge, José Mendes Kupessa, adiantou que o financiamento vai ultrapassar as 80 mil toneladas de tilápia (cacusso) produzidas em 2022.
Por sua vez, a administradora municipal do Uíge, Maria Cavungo, referiu que o Planapesca vai estimular a gestão sustentável dos recursos aquáticos, a diversificação de fontes de receitas públicas e promover a competitividade e o emprego no sector.
No final da visita, os aquicultores beneficiaram de 75 quilogramas de ração e 50 de milho. JRE