Luanda – O Banco Nacional de Angola (BNA) orientou, na terça-feira, os bancos comerciais a emitirem declarações de responsabilidade de crédito aos clientes.
A orientação é dada pelo facto de o Banco Central deixar, desde terça-feira, 03 de Novembro, de emitir declarações de responsabilidade financeira.
Tais declarações de responsabilidade de crédito estão ligadas à mudança de conta salário, concessão de crédito no sistema financeiro angolano, outras exigências de crédito no sistema financeiro angolano e obtenção de crédito no exterior.
Para o reforço e estrito cumprimento dos requisitos regulamentares aplicáveis à prestação de informação mínima aos clientes bancários, visando a plena satisfação das suas legítimas expectativas, o BNA recomenda aos clientes dos bancos a dirigirem-se às respectivas instituições para efeitos de solicitação das declarações de responsabilidade de crédito.
O BNA informa ainda que, de acordo com o ponto 11 do Instrutivo nr. 13/2020, de 17 de Julho, os mutuários, avalistas e garantes têm o direito de ter conhecimento do que a seu respeito conste da circular, devendo, sempre que o pretenderem, solicitar essa informação a qualquer instituição onde sejam mutuários, avalistas ou garantes.