Luena - O Banco de Desenvolvimento Angolano (BAD) vai apoiar, este ano, as cooperativas e associações a nível do país, com um valor de 150 milhões de kwanzas, informou hoje, no Luena (Moxico), o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.
Ao falar à imprensa, o secretário de Estado afirmou que este valor será entregue no âmbito do Programa de Alívio Económico, sendo que no Moxico, três ou quatro associações e cooperativas vão receber, brevemente, este valor, para fomentar suas actividades agrícolas.
Explicou que para a obtenção desta linha de crédito, as cooperativas e associações agrícolas têm de estar legalizadas documentalmente, e cadastradas no Fundo Activo de Capital de Risco (FACRA), para melhor confiança do banco.
Lembrou que existe uma cooperação com o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, a fim de facilitar a legalização das associações e cooperativa, assim como serviços de apoio para o acompanhamento dos mutuários.
Milton Reis disse que o trabalho destes serviços de apoio, envolve igualmente acautelar futuras situações de incumprimento do crédito concedido, conforme acontecia anteriormente.
O secretário de Estado do Planeamento que efectua uma visita de trabalho de três dias na província do Moxico, visitou os municípios de Camanongue, Léua e Luacano onde auscultou os problemas das comunidades e explicou as várias linhas de financiamento agrícola.