Associação de Jovens Produtores aposta na capacitação

     Economia              
  • Huíla • Sexta, 01 Outubro de 2021 | 16h11
Agricultura
Agricultura
Belarmina Paulino

Lubango - A capacitação e treinamento de aspirantes à actividade agrícola é o foco da coordenação da Associação Angolana de Jovens Produtores (AAJP) na Huíla, apresentada e empossada hoje, sexta-feira, no Lubango.

Ao falar das suas linhas orientadoras, o coordenador provincial da AAJP, Zeka Sikila, disse ser uma aposta consubstanciada em diversos pedidos recebidos de jovens interessados em saber como podiam fazer agricultura e torná-la em fonte segura de sustento.

O responsável empossado juntamente com outros seis membros da coordenação provincial da associação afirmou ser outro objectivo a promoção de jornadas científicas, para ajudar os jovens produtores.

“Não vamos simplesmente passar a visão da associação, mas ligá-la à academia, pois para nós a agricultura é arte, cultura e também ciência. Vamos ligarmo-nos aos institutos para ver se galvanizamos jovens a aderir à associação”, explicou.

Segundo o gremista, vão igualmente operar na intermediação de financiamentos de projectos dos seus filiados diante da banca comercial, para impulsionar os jovens no processo de dar o primeiro passo no ramo, sem frustrações.

O associativismo e cooperativismo, conforme Zeca Sikila, é o caminho “certo” para a juventude aumentar a sua produção em quantidade e qualidade para distribuir em todo o país.

Por sua vez o vice-governador para área Técnica e Infra-estruturas, Hélio de Almeida, disse que vão apoiar e ajudar a dinamizar as actividades do grémio, criando infra-estruturas e toda envolvente que o processo de produção impõe.

Já o presidente da AAJP, Gésio Bártolo, justificou que a associação foi criada porque consideram que os jovens angolanos devem ser os precursores, o meio pelo qual deve passar o processo de produção nacional, com o desafio do aumento e diversificação da economia.

Considerou a juventude como maior activo do País, que deve ser mobilizada para o alcance do aumento da produção nacional, daí que a associação abraçou o desiderato como seu principal objectivo.

Fez saber que a AAJP propôs-se no domínio da agricultura diligenciar com as autoridades competentes, no sentido de garantir que os meios e instrumentos de produção estejam ao alcance dos produtores e na pecuária promover a melhoria do rebanho nacional, a fim de colocá-lo ao nível dos países vizinhos.

Já nas Tecnologias de Informação e Comunicação, a associação pretende incentivar a criação de programas e aplicativos, sobretudo, aqueles que concorram para o aumento da produção nacional.

A associação criada há um ano e seis meses conta actualmente com mais de três mil e 200 membros em todo o país. A representação da Huíla é primeira coordenação provincial criada no país, depois da nacional.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+