Ondjiva - Quarenta antigos combatentes e ex-militares do município do Cuanhama, províncias do Cunene, beneficiaram esta sexta-feira de gado de tracção animal e imputs agrícolas, visando o incremento da produção.
No total foram entregues 30 bois para tracção e igual número de charruas, correntes, catanas, lima, enxadas e machados, em benefício de 40 ex- militares agrupados em cooperativas.
Dos beneficiários, constam 12 antigos combatentes de Ondjiva, 10 do Oshimolo, oito do Nehone, seis do Evale e quatro da Môngua.
Os meios entregues pela administração do Cuanhama, enquadra-se no Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza, orçaram ao cofre do Estado 16 milhões 440 mil e 833 kwanzas.
Na ocasião, o administrador do Cuanhama, José Kalomo, disse que o gesto visa mitigar os efeitos da seca que assola a província, em particular o município, com o objectivo de contribuir para a melhoria das condições de vida dos ex-militares e suas famílias.
De acordo com o responsável, a entrega destes meios vai permitir o aumento da produção para o consumo das suas famílias, sendo uma forma de luta contra a pobreza.
Apelou os mesmos a empenharem-se cada vez mais no fomento das actividades agrícola e pecuária.
O administrador assegurou o contínuo processo de apoio aos antigos combatentes de modo ao alcance da reintegração socioprofissional dos desmobilizados de guerra.
O município do Cuanhama está dividido por cinco comunas (Ondjiva, Oshimolo, Nehone, Evale e Môngua) e conta com 360 mil e 491 habitantes.