Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ANIESA reforça acções inspectivas nos estabelecimentos comerciais

     Economia              
  • Cunene • Sexta, 17 Novembro de 2023 | 11h22
1 / 2
ANIESA reforça inspeçiona estabelecimentos comerciais (ilustração)
ANIESA reforça inspeçiona estabelecimentos comerciais (ilustração)
Fabiana Hitalukua-ANGOP
2 / 2
Coordenador adjunto da ANIESA no Cunene, Belarmino Tumbuleni
Coordenador adjunto da ANIESA no Cunene, Belarmino Tumbuleni
Fabiana Hitalukua-ANGOP

Ondjiva - A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), na província do Cunene, desenvolve desde quinta-feira uma campanha de fiscalização e inspecção aos estabelecimentos comerciais, visando a contenção dos preços da cesta básica.

A actividade, que decorrerá até finais de Dezembro, visa a prevenção da alteração dos preços dos principais produtos alimentares, fase ao aproximar da quadra festiva.

Em declaração à ANGOP, o coordenador adjunto da ANIESA no Cunene, Belarmino Tumbuleni, disse que as acções resultam da estratégia de articulação do exercício da actividade inspectiva, cujo objectivo é aprimorar as questões metodológicas.

Disse que o objectivo é fiscalizar e saber a proveniência dos produtos, face aos preços a serem praticados nos estabelecimentos comerciais, adulteração dos produtos e outras com datas de validades duvidosas.

A par dos preços, disse que os inspectores vão ainda velar pela higiene no local de trabalho, como aspecto fundamental da actividade comercial, assim como a legalidade dos estabelecimentos comerciais onde se denota muitos com alvarás já vencidos.

A intenção, segundo o inspector, é garantir a segurança alimentar da população, com maior realce para as condições de higiene, rotulagem e armazenamento de géneros alimentícios.

Para efeito, disse que o sector conta com oito inspectores, divididos em duas brigadas compostas por efectivos dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), Saúde, administração municipal, turismo e comércio.

Fez saber que a acção inspectiva é direccionada aos grossistas, retalhistas, contentores de fresco, talhos, cuja acção será extensiva aos seis municípios.

Apelou aos agentes económicos a tratar dos respectivos mapas de cálculos de preços, que vai legitimar a venda dos produtos, alertando que o contrário poderá recair a uma sanção com aplicação de multas.

“Concluído o processo pedagógico, não haverá mais benevolências e nos próximos dias verão estabelecimentos que não cumprirem com as boas práticas de comercialização selados", ressaltou.

A ANIESA foi criada através do Decreto Presidencial nº 267/20, de 16 de Outubro, e é o órgão encarregado da inspecção das actividades económicas.

A ANIESA é integrada por inspectores do Comércio, Hotelaria, Saúde, agricultura e outras áreas, que levaram a cabo o controlo dos preços e a qualidade dos produtos em comercialização.FI/LHE/AC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+