Cuito - Mais de três mil unidades de pães, 27 grandes de gasosas, 10 quilos de medicamentos, entre outros produtos impróprias para o consumo humano, foram incinerados hoje, na comuna do Cunje, município do Cuito, província do Bié.
O acto de destruição foi levado a cabo pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA).
Dos produtos, consta ainda 57 litros de bebidas alcoólicas (vinho, uísque), seis caixas de margarina, massa alimentar, queijo, frascos de pimento branco, açúcar, pacotes de amido de milho entre outros.
Os bens alimentares em causa foram recolhidos entre 01 de Fevereiro a 01 de Março deste ano, em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços mercantis.
Em declarações à Imprensa, o coordenador da ANIEISA no Bié, Figueiredo Canguende Homba Numbi, afirmou que o pão destruído foi produzindo com grandes quantidades de fermento e melhorante, colocando em perigo a vida das pessoas.
Sem revelar o nome das mesmas, disse que tem em conta a gravidade da situação, no período em causa, foram multadas e encerradas de forma temporária seis padeiras, por formas a melhorarem os serviços prestados à população, sendo que quatro já voltaram a funcionar.
Informou ainda que, além da recolha e destruição dos bens, a ANIESA multou igualmente todos estabelecimentos comerciais visados, sem, no entanto, revelar o valor.
Segundo o responsável, no mesmo período, ANIESA na província do Bié registou 19 infracções por falta de alvará comercial (exercício irregular), 14 por ausência de boletim de sanidade, cinco por falta de condições higio – sanitárias.
Notificou-se a ausência de afixação de letreiro, de preços, de certificado de habitabilidade, estrutura de cálculo, de indumentárias entre outras.
Com o propósito de melhorar cada vez mais os serviços das empresas, a ANIESA continua a sensibilizar os operadores económicos sobre a importância da melhoria de aspectos essenciais como a higiene, segurança, legalização e outros.
A ANIESA foi criada através do Decreto Presidencial nº 267/20, de 16 de Outubro, e é o órgão encarregado da inspecção das actividades económicas.BAN/PLB