Luanda – Um projecto multidimensional denominado “O Espaço Café", que decorre de 24 a 28 do corrente mês, em Luanda, está a ser promovido pelo grupo Angonabeiro, com parceria do Centro Cultural Português (Camões-CCP), com o objectivo de assinalar o encerramento do mês do café.
O evento apresenta um conjunto de iniciativas em torno da história e dos benefícios do café, como exposições e debates, em prol do 1 de Outubro, Dia Internacional do Café.
Segundo uma nota chegada hoje à ANGOP, estão em exposição obras de arte de cinco artistas plásticos angolanos, nomeadamente Benigno N´sito, Eltina Gaspar, Pemba, Sarhai da Costa e Uólofe Griot.
Estes artistas foram desafiados a criarem obras sobre sacos de café, mediante a realização de atelier, nas instalações da fábrica da Angonabeiro, para inspirar os criadores na produção de trabalhos artísticos.
No informe, o director-geral da Angonabeiro, Nuno Moinhos, afirmou, por ocasião da inauguração do evento, que a Angonabeiro está profundamente empenhada no desenvolvimento do café em Angola e em assegurar aos consumidores que o produto faz bem à saúde, e, ao mesmo tempo, propõe-se a contribuir para o progresso da economia e divulgação a história do café no país.
O evento, conta com a realização de mesas redondas sobre "Mitos e Benefícios do Café para a Saúde", com moderação de Carlos Rosado de Carvalho, e intervenções de Luzia Guimba Rodrigues, médica especialista em Medicina Interna - Hospital do Prenda, Bruno Samora, instrutor de fitness e apresentador de TV, Mell Chaves, consultora de imagem e comunicação e influenciadora Delta Q e Café Ginga, e Pedro Romão, barista da CCC Barista Academy By Delta Cafés.