Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Alienação de 30% da BODIVA transmite fortalecimento do sistema financeiro

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 11 Dezembro de 2024 | 13h46
Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos
Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – O secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, considerou, esta quarta-feira, em Luanda, que a alienação de 30% das acções da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) transmite um sinal claro de compromisso com a democratização do capital e o fortalecimento do sistema financeiro.

Ao discursar na cerimónia de  admissão das acções da BODIVA à negociação no Mercado de Bolsa de Acções (MBA), o secretário de Estado lembrou que com a venda das 180 mil acções previstas, a um preço de 13 mil 259 kwanzas por acção, o Estado arrecadou uma receita superior a mais de dois mil milhões de kwanzas.

"Este montante não é apenas uma demonstração de sucesso financeiro, mas também um indicador do potencial transformador das privatizações para o fortalecimento da economia", realçou.

De acordo com o secretário de Estado, a Bolsa de Valores é um dos pilares essenciais de uma economia moderna e resiliente, bem como desempenha um papel central na mobilização de poupanças, no financiamento de projectos estratégicos, na diversificação da economia e na criação de riqueza e emprego.

"Uma bolsa dinâmica e inclusiva é um motor de crescimento sustentável, capaz de atrair investimentos, gerar rendimentos e promover o empreendedorismo", salientou.

Considerou, por outro lado, que o Programa de Privatizações (PROPRIV), no qual esta operação se insere, além de uma estratégia de alienação de activos públicos é uma aposta na capacidade do sector privado de liderar a criação de valor e inovação.

Na ocasião, a presidente do Conselho de Administração da BODIVA, Valentina Filipe, fez saber que a colocação de 30% do capital social da BODIVA no mercado, com uma procura que ultrapassou as expectativas, é a prova da importância da mesma no sistema financeiro angolano e da credibilidade da empresa.

A responsável explicou que como empresa cotada, a BODIVA tem a responsabilidade de continuar a ser um exemplo de boa governança, de transparência e de dinamismo no mercado de capitais.

A BODIVA, disse, tem a oportunidade de desfrutar, a partir de hoje, de uma posição mais forte para fomentar a relação e cooperação com congéneres internacionais, especialmente em África e na Europa, assim como atrair o interesse de investidores internacionais”.

"Continuaremos engajados na implementação do plano estratégico, com enfoque no aumento da capitalização bolsista, pela captação de novos emitentes e o alargamento da base de investidores", frisou.

Com a admissão das acções à negociação no Mercado de Bolsa de Acções (MBA) tornam-se livremente negociáveis e todos investidores poderão colocar as suas ordens de venda e/ou compra por intermédio dos membros BODIVA.

A BODIVA, na qualidade de Sociedade Gestora de Mercado Regulamentados, realizou a sessão especial de mercado para apuramento dos resultados da Oferta Pública de Venda (OPV) de 30% do capital social da referida bolsa, cujo período de subscrição ocorreu entre 19 de Novembro e 6 de Dezembro de 2024.

O preço unitário final da oferta, a partir do qual a procura iguale ou supere a oferta, fixou-se em Kz 13.259,00, que resultou num montante total arrecadado pelo Oferente de  Kz 2.386.620.000,00 (dois mil, trezentos e oitenta e seis milhões e seiscentos e vinte mil Kwanzas), com a venda das 180 mil acções.

A  este preço, a procura pelas acções superou a oferta em 778,94%, traduzindo-se em um rácio de rateio de 13,06%.

Um total de 2.755 ordens de subscrição, foram contempladas 2.198, o que resultará na inclusão de 1.869 novos accionistas na BODIVA após a liquidação física e financeira a decorrer amanhã, 10 de Dezembro.HM/ASS





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+