Caxito – A desburocratização dos serviços do Estado para uma maior viabilização dos investimentos constitui um dos desafios da Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).
Em declarações à imprensa, o Presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Lello João Francisco, afirmou que a janela única de investimento (JUI) é um mecanismo que visa facilitar os investidores a ter acesso aos serviços necessários para a implementação dos projectos, de forma desburocratizada.
Com este instrumento a AIPEX pretende um alinhamento estratégico com os diferentes agentes públicos que intervêm no processo de investimento, como as administrações locais e governos provinciais.
“Há um conjunto de constrangimentos ao investimento, razão pela qual o Executivo tomou muito recentemente algumas medidas de emergência para em alguns casos aligeirar situações que concorrem para o mesmo”, sublinhou.
Apesar de o país ter conhecido nos últimos cinco anos avanços significativos no domínio das infra-estruturas, estas ainda apresentam algumas dificuldades ou obstáculos para os investidores.
Para os administradores municipais a janela única de investimento constitui uma mais-valia para o desenvolvimento das comunidades.
Na opinião dos responsáveis dos seis municípios da província para além de trazer melhorias no domínio das infraestruturas vai permitir também a criação de postos de trabalho.
Ao intervir na abertura do seminário de capacitação sobre a Janela Única de Investimento e suas facilidades, o vice-governador provincial do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, apelou às administrações municipais no sentido de consultarem sempre que necessário a AIPEX.
No Bengo, o PCA da AIPEX manteve um encontro com a governadora provincial, Maria Antónia Nelumba e visitou a empresa Sino Ord Parque industrial e as indústrias “Agry Sempre Verde Lda”, “ADA-Aceria (Siderurgia)” e “Risen King investiment”.
A AIPEX - Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola é uma instituição vocacionada à promoção das exportações, captação de investimento privado, registo de propostas de investimento, apoio institucional e acompanhamento da execução dos projectos de investimento e internacionalização das empresas angolanas. FS/IF