Luanda - A parceria entre a agência de investimento privado de Angola (AIPEX) e a sua congénere de Portugal (AICEP) permitirá a Angola melhorar o nível operacional nos mercados internacionais para a captação de investimento directo, avaliou o seu presidente do Conselho de Administração, Arlindo das Chagas Rangel.
Em declarações à ANGOP, este domingo, à propósito da participação da AIPEX num seminário de capacitação em Lisboa (Portugal), o gestor destacou a troca de experiências com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), adiantando que contribui para a transformação de projectos e serve de modelo de cooperação.
Referiu haver diálogo e assistência técnica para melhor servir a comunidade empresarial angolana, abrindo oportunidades de parcerias internacionais, em particular no mercado europeu.
Técnicos da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) participam hoje e terça-feira, em Lisboa, de uma formação sobre “melhores práticas internacionais para a preparação e organização de missões empresariais", com o objectivo de reforçar as habilidades em matérias de capacitação de investimento directo estrangeiro.
De igual modo, o encontro visa a internacionalização de empresas nacionais e a promoção das exportações.
A parceria, explicou, teve início em Abril do corrente ano, em Luanda, com a participação de uma delegação portuguesa da AICEP no workshop semelhante.
O programa conta com o financiamento e assistência técnica do projecto de cooperação “Facilidade de Diálogo União Europeia – Angola”, que tem como principais objectivos, além da troca de experiências, mapear a abordagem das missões e fóruns empresariais das duas organizações.
Pretende-se a criação de um guião com práticas internacionais, reforçar as capacidades da AIPEX em captação de investimento, promover as exportações e construir bases sólidas para missões empresariais, garantindo que sejam cada vez mais eficazes e alinhadas com as exigências globais do mercado.OPF/ASS/VC