Caxito – A Administração Geral Tributária (AGT) em Caxito, província do Bengo, reconhece que nos últimos tempos os contribuintes têm cumprido com as suas obrigações fiscais sem sobressalto.
Sem adiantar valores, em declarações à ANGOP, o técnico da repartição fiscal de Caxito, Manuel Miguel, ressaltou que a AGT tem registado um crescimento na receita arrecadada.
Com um número de contribuintes que ronda entre 50 a 100 enquadrados no regime geral de tributação do imposto industrial, o técnico reconheceu haver nos últimos tempos o elevar da cultura fiscal dos contribuintes que acedem aos serviços para o pagamento das suas obrigações fiscais (declarativas e contributivas).
Referiu que neste tipo de imposto a AGT não tem registado indícios de evasão ou fuga ao fisco porque os contribuintes estão devidamente identificados na província. Se não o fizerem na fase provisória terão de o fazer na etapa definitiva em Maio do próximo ano.
Lembrou que nessa altura está em curso a liquidação e pagamento provisório do imposto industrial, que é a tributação que recai sobre o lucro das empresas e é pago anualmente em duas prestações.
Na província o processo está a decorrer com normalidade, disse.
O imposto pode ser pago nas repartições fiscais de Caxito (que atende o Dande, Nambuangongo, Dembos, Pango Aluquém e Bula Atumba) e Ambriz.
Apelou aos contribuintes para não incorrerem em incumprimento, mas cumprirem com a sua obrigação fiscal dentro da data prevista.CJ/IF