Lubango - Um memorando de entendimento entre a fazenda agro-industrial Agrikuvango e a Associação Angolana de Jovens Produtores (AAJP) foi rubricado esta sexta-feira, no Lubango, Huíla, com vista assegurar estágios profissionais a 80 aspirantes à actividade agrícola.
O protocolo com duração de três anos poderá ser renovado caso as partes envolvidas estiverem interessadas. É de âmbito provincial e os referidos estágios vão ser feitos naquele complexo agro-industrial localizado no municíopio do Cuvango.
Com o protocolo, as partes pretendem promover a participação de jovens na dinamização e aumento da produção nacional, bem como fomentar o empreendedorismo e cooperativismo juvenil qualificado.
Entre os objectivos do acordo está o desenvolvimento de competências nos futuros empreendedores do sector produtivo, com formações e treinamentos práticos, assim como reforçar o aumento da capacidade institucional de cooperativas e incubadoras de jovens produtores.
Outro propósito é estimular o surgimento de cooperativas juvenis nas zonas rurais, para redução do êxodo que se assiste hoje, assim como promover campanhas de incentivo à participação dos jovens no processo de diversificação da economia, com destaque para o agronegócio.
Do lado da AAJP, o seu presidente, Gésio Bártolo, disse tratar-se de jovens que vão beneficiar de estágios de forma faseada, que numa primeira fase começarão com dez em regime de internamento e seguir-se-ão outros até atingir a cifra dos 80.
“Esses jovens com formação técnica média ou superior a nível de agricultura vão ter o privilégio de trocar experiência com engenheiros nacionais e estrangeiros", continuou.
Já o responsável pela administração da Agrikuvango, Geovany Caetano, referiu que para além da produção, olham também para a responsabiliadde social ligadas ao enquadramento juvenil no mercado de trabalho, assim como a dinamização do produto nacional.
“Com esse memorando assumimos o compromisso de passar o melhor e mais eficaz do nosso conhecimento e experiência aos formandos, garantindo com isso um nível de integração destes no mercado de trabalho”, garantiu
A Agrikuvango está instalada no município do Cuvango desde 2017, numa área aproximada de cinco mil hectares, desses mil e 200 estão actualmente destinadas para a produção de milho e feijão.