Ndalatando, 04/11 (Angop) – Oito fazendas de produção de aves, milho, feijão e soja foram financiadas, no primeiro semestre deste ano, no Cuanza Norte, com 108 milhões de kwanzas, pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).
O financiamento, não reembolsável, foi disponibilizado na primeira fase do programa de apoio ao sector agrícola em quatro municípios da província do Cuanza Norte, nomeadamente, Cazengo (sede), Cambambe, Lucala e Golungo Alto.
O PDAC, de acordo com o coordenador da instituição no Cuanza Norte, Elias Mousinho, à Angop, hoje, quinta-feira, em Ndalatando, conta com um fundo global de 185 milhões de euros, co-financiado pelo Banco Mundial e à Agência Francesa de Desenvolvimento.
O projecto do Ministério da Agricultura e Florestas, lançado em 2018, está a beneficiar agricultores legalizados, com produção activa, contabilidade organizada e obrigações fiscais regularizadas das províncias de Malanje, Cuanza Norte e Cuanza Sul.
No Cuanza Norte, o PDAC prevê apoiar 105 fazendas, 26 dos quais já seleccionadas e aguardam pelo financiamento.
Tem como principais cadeias de valor para financiamento o milho, feijão, soja, café, pecuária e produção de ovos e frangos, apoiando também o acesso aos mercados para os micros, pequenos e médios agronegócios, construção de infra-estruturas de produção e comercialização, bem como o fortalecimento da capacidade institucional.