Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Agricultura Comercial financia oito projectos com AKZ 108 milhões no Cuanza Norte

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quinta, 04 Novembro de 2021 | 12h30
Bovinos provenientes do Tchad estão no Planalto de Camabatela, província do Cuanza Norte
Bovinos provenientes do Tchad estão no Planalto de Camabatela, província do Cuanza Norte
José Cachiva

Ndalatando, 04/11 (Angop) – Oito fazendas de produção de aves, milho, feijão e soja foram financiadas, no primeiro semestre deste ano, no Cuanza Norte, com 108 milhões de kwanzas, pelo Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).

O financiamento, não reembolsável, foi disponibilizado na primeira fase do programa de apoio ao sector agrícola em quatro municípios da província do Cuanza Norte, nomeadamente, Cazengo (sede), Cambambe, Lucala e Golungo Alto.

O PDAC, de acordo com o coordenador da instituição no Cuanza Norte, Elias Mousinho, à Angop, hoje, quinta-feira, em Ndalatando, conta com um fundo global de 185 milhões de euros, co-financiado pelo Banco Mundial e à Agência Francesa de Desenvolvimento.

O projecto do Ministério da Agricultura e Florestas, lançado em 2018, está a beneficiar agricultores legalizados, com produção activa, contabilidade organizada e obrigações fiscais regularizadas das províncias de Malanje, Cuanza Norte e Cuanza Sul.

No Cuanza Norte, o PDAC prevê apoiar 105 fazendas, 26 dos quais já seleccionadas e aguardam pelo financiamento.

 Tem como principais cadeias de valor para financiamento o milho, feijão, soja, café, pecuária e produção de ovos e frangos, apoiando também o acesso aos mercados para os micros, pequenos e médios agronegócios, construção de infra-estruturas de produção e comercialização, bem como o fortalecimento da capacidade institucional.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+