Malanje- Pelo menos setenta agricultores expuseram as suas produções na V edição da Feira Agro-pecuária do município de Cangandala, aberta hoje, com o fito de atrair potenciais investidores e alavancar a economia da região.
Trata-se de expositores dos 14 municípios da província de Malanje e do Mussende (Cuanza-Sul), que até sábado (29), vão divulgar e comercializar as suas produções, com destaque para bens do campo, industriais e artesanais.
O evento decorre sob o lema “Cangandala um impulso para o agro-negócio, uma descoberta de oportunidades de investimentos” e destina-se também a promover as potencialidades turísticas da circunscrição, para além de criar postos temporários de trabalho.
O director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, Pedro Gingi, que procedeu a abertura da Feira, disse que a mesma tem um volume de negócios na ordem dos 22 milhões de kwanzas, o que contribui para movimentar a economia local e não só.
Realçou que pela dimensão de Cangandala, este volume é aceitável, sobretudo porque servirá para firmar parcerias empresariais e outros factores que concorrem para a melhoria do ambiente de negócios na província.
Entretanto, apelou a Administração Municipal no sentido de trabalhar para a melhoria e captação de mais investimentos nas próximas edições.
Por sua vez, o administrador municipal de Cangandala, Dilangue Baião precisou que a troca de experiências sobre a produção agro-pecuária, bem como no tocante ao turismo, são aspectos em evidência no certame, daí a sua importância para capitalizar o crescimento económico das regiões participantes.
A Feira enquadra-se no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza e tem ainda como propósito a criação de condições para o escoamento da produção dos agricultores de Cangandala.
No evento estão também abertos serviços do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Registo Civil, Inspecção Geral do Trabalho (IGT), Administração Geral Tributária (AGT), entre outros, visando dar oportunidades dos empreendedores e da população solicitarem atendimentos.
A actividade vai culminar com visitas dos expositores e feirantes ao Parque Nacional de Cangandala e com atractivos culturais e recreativos, com artistas e desportistas locais. NC/PBC