Caluquembe - Cooperativas agrícolas no município do Caluquembe, província da Huíla, receberam, nesta quinta-feira, três moagens para transformação de cereais, entregue pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
As máquinas, com capacidade de transformar mil quilogramas de milho/dia, foram entregues no quadro do programa Ekoliso II.
Localizado na aldeia de Giraúl, 15 quilómetros da sede municipal, apoia 40 crianças com a merenda escolar de produtos do campo, com quais são confeccionados bolos, sumos e doces.
Foram igualmente entregues três motorizadas de três rodas, para facilitar o escoamento da produção.
Os meios vão beneficiar 888 famílias das localidades de Giraúl, Vissapa Yela, Tanda, Lomba, Calepi e Wamboa.
Ao falar no acto, o director da ADRA-Antena Huíla, Cunene e Namibe, Simione Justino Chiculo, afirmou que pretende-se facilitar a transformação e escoamento dos produtos agrícolas na região.
Por sua vez, a administradora municipal de Caluquembe, Mariana Soma, elogiou a iniciativa da ADRA, por promover o desenvolvimento das comunidades, mostrando o caminho aos produtores que vão trabalhar na replicação dos meios recebidos.
O projecto Ekoliso II tem o financiamento da União Europeia, com 796 mil e 400 euros.
Para além de Caluquembe, que recebe 70 por cento do financiamento, beneficia também o município da Caála (Huambo), com os restantes 30 por cento.
Com início em 2019, o programa implementado pela ADRA tem previsão de conclusão em 2022, beneficiando directamente 6.687 pessoas.