Luanda - A agência de publicidade angolana Boost arrebatou no sábado, em Luanda, o grande prémio no Festival de Publicidade (Festipub), com a publicidade "Bazza Manifesto Unitel".
A Boost-Comunicação e Estratégia, é uma agência de publicidade que promove marcas do país.
Para se consagrar ao grande prémio, precisou estar na categoria de Prémio de Ouro.
O prémio foi divulgado na gala de premiação da 3° edição do Festipub.
Durante a gala, foram premiadas 70 categorias, com destaque para os prémios de ouro, com a Agência Boost, com 4 categorias, a Africell, na categoria filmes, e a Team Films, na de realização e direcção.
Ainda na categoria platina, a Tvzimbo recebeu o prémio de melhor televisão do ano, agência digital do ano ficou com a Agência Papaia, causa social, para a Fundação Ana Carolina, categoria anunciante com o Banco BAI, C4 arrebatou o embaixador do Ano, a categoria imprensa coube ao Jornal Expansão e melhor evento a Unitel Festa do Ano 2022.
O secretário de Estado da Comunicação, Nuno Caldas, considerou que o evento demostra resiliência e elavado sentido de patriotismo, de comprometimento, que prestigia a excelência, pelo que felicitou a organização.
Por seu turno, o director do Festipub, Hermenegildo Mariano, reconheceu que o evento surpreendeu com aumento de inscritos, sendo que, na primeira edição, registou-se 304, já na segunda 340 e nesta terceira 408.
Realçou a participação massiva de Moçambique, com 210 peças e mais de 9 prémios nas categorias de bronze e platina.
Dados oficiais indicam que o mercado de publicidade em Angola gerou mais de 500 milhões de kwanzas em 2022, sendo que, actualmente há o registo de 459 agências produtoras de publicidade.ML/AC