Huambo – A organização Não-governamental (ONG) sueca Afrikagrupperna (Grupos África Suécia) pretende continuar a financiar projectos sociais da Acção para o Desenvolvimento Ambiental e Rural (ADRA) em Angola, no quadro da parceria institucional existente há mais de dez anos.
A intenção foi manifestada, sábado, pela oficial de programadas da Afrikagrupperna para a região da África Austral, Telma Alegre, em declarações à imprensa, no final do encontro que manteve com a direcção da ADRA antena Huambo.
Telma Alegre, que chefiou uma delegação de monitorização de projectos da ONG da suécia, que avaliou as acções da sua congénere angolana, informou que, anualmente, a instituição tem disponibilizado perto de cinco milhões de coroa sueca, o equivalente a mais de 230 milhões de kwanzas.
Explicou que o financiamento, que tem sido distribuído para a direcção central da ADRA e às antenas de Benguela e Huíla, enquadra-se no apoio que a Afrikagrupperna tem dado às organizações e movimentos civis de cinco países da África Austral, visando o fortalecimento da sua capacidade institucional.
De acordo com a fonte, não existe prazo para o término do acordo financeiro com a organização angolana, havendo, no entanto, desejo de continuar e que tudo dependerá do desenvolvimento da parceria institucional.
“Vamos dar continuidade em financiar e não vamos parar e nem alterar a forma como nós apoiamos”, assegurou.
Para o efeito, informou que, neste momento, todos os procedimentos administrativos necessários estão a ser tratados entre as duas instituições para o desembolso do valor referente ao ano de 2023.
Quanto à visita de monitorização, disse ter se constatado a boa implementação dos projectos em benefício das comunidades, o que justifica o financiamento que tem sido prestado e satisfaz a sua organização.
Por sua vez, a director da ADRA antena Huambo, Cidália Gomes, disse que apesar da província não se beneficiar directamente do financiamento, é positivo o seu impacto, tendo em conta as dotações financeiras que têm sido alocadas a partir da Direcção central,para a implementação do seu plano de acção.
Para além do Huambo, a equipa de monitorização da Afrikagrupperna deslocou-se, igualmente, para as províncias da Huíla, Luanda e Malanje.
Afrikagrupperna (Grupos África da Suécia) é uma organização sueca sem fins lucrativos, fundada em 1974, com o objectivo de apoiar parceiros na África Austral e trabalhar com informação e advocacia na Suécia e Europa.
Em África, a ONG apoia organizações e movimentos da sociedade civil dos países da Angola, África do Sul, Moçambique, Namíbia e Zimbábue, na execução dos seus planos estratégicos em benefício das comunidades. VKY/AL