Zango - Os administradores distritais e da comuna de Calumbo, município de Viana, em Luanda, foram hoje capacitados sobre matérias e ferramentas para a realização do Censo 2024, numa iniciativa do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Durante a formação, ministrada pelo director adjunto do INE, Hernany Pena Luís, o palestrante disse que o actual momento é de actualização da malha cartográfica, um trabalho que consiste em definir as sessões onde os recenseadores vão trabalhar durante o Censo de 2024.
Na ocasião, o responsável apelou a todos os cartógrafos residentes no município de Viana a se juntarem a equipa ligada ao Censo Geral da População e Habitação, onde vão poder adquirir experiências profissionais para o futuro, bem como beneficiar de uma remuneração, em função do trabalho prestado.
Informou ainda que para o processo do Censo deste ano cada recenseador vai trabalhar no município onde reside, por conhecer melhor os pontos de acesso e não só, assim como por terem contactos, com as comissões de moradores, que vão servir de guia.
Por sua vez, o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, enalteceu o momento de formação proporcionada pelo INE e garantiu estar engajado para que o trabalho a ser feito, durante o Censo, possa atingir um nível aceitável.
A formação de apenas um dia contou também com a presença dos representantes das várias comissões de moradores do município de Viana.
O trabalho do INE terminou no bairro Capalanca, onde constataram o andamento dos trabalhos da actualização da malha cartográfica, que está a ser implementada naquela circunscrição, juntos dos agentes cartográficos. NGS/DP/AC