Luena – A administradora municipal de Camanongue, Irene Maquecha, defendeu, esta quinta-feira, a instalação de agências bancárias naquele município que dista a 52 quilómetros da cidade do Luena, com vista à redução da procura dos serviços financeiros na região.
Segundo a administradora municipal, que falava sobre a situação socioeconómica daquele município, com mais de 46 mil habitantes, o encerramento da única agência bancária do Banco de Poupança e Crédito (BPC), que funcionava no município, abalou o tecido económico e comercial da região.
Face a carência de serviços bancários, disse que a população tem sido obrigada a percorrer longas distâncias, procurando valores monetários na cidade do Luena e no município do Dala ( província da Lunda Sul), situação que tem reduzido o fluxo económico e a produtividade nas instituições públicas e privadas.
Na ocasião, o munícipe Antunes Sambuquila, professor de 43 anos, pediu que este problema seja resolvido com brevidade, para reduzir os constrangimentos à população e aos pequenos empreendedores na aquisição de meios.
Situado ao longo da Estrada Nacional 180, a 52 quilómetros norte da cidade do Luena, Camanongue é um dos 12 municípios que compõem a província do Moxico. MT/TC/YD