Ondjiva - O administrador do município do Cuanhama, Cunene, José Kalomo, incentivou esta quinta-feira, na comuna de Oshimolo, os criadores a vacinar o gado bovino, para diminuírem as doenças e salvaguardar a saúde animal.
O incentivo ocorreu à margem do acto de abertura da campanha de vacinação, que prevê imunizar 350 mil cabeças de gado, controladas a nível das cinco comunas do município, como Oshimolo, Ondjiva, Nehone, Evale e Môngua.
Durante a campanha de três meses, o gado será vacinado contra a peripneumonia contagiosa bovina, carbúnculo sintomático e hematico.
Na ocasião, José Kalomo disse que os criadores devem aderir aos postos de vacinação, para garantir a imunidade animal, preservar o contágio das principais doenças endémicas e estimular a produção pecuária na região.
O responsável faz saber que a vacinação é importante na medida em que o gado bovino no município do Cuanhama constitui a principal riqueza da população.
José Kalomo pediu ainda o envolvimento das autoridades tradicionais na mobilização dos criadores a colaborar com os técnicos veterinários e levar o gado a fim de serem imunizados.
A província prevê vacinar 900 mil cabeças de gado bovino, que numa primeira fase, conta com 59 mil doses de PPCB, 42 mil 700 de carbúnculo sintomático, 12 mil e 700 de carbúnculo hematico, 30 mil e 200 doses de febre afectosa.
Para efeito, foram criadas 30 brigadas, composta por um total de 120 técnicos veterinários, que irão trabalhar nos municípios do Cuanhama, Cuvelai, Curoca, Cahama, Ombadja e Namacunde.
Dados do gabinete da Agricultura, Pecuária e Pesca, apontam o registo de mais de um milhão e 100 mil cabeças de gado controlado no Cunene, dos quais 78 por cento em posse de criadores tradicionais.PEM/LHE/AC