Cuvango - Pelo menos seis associações de pescadores do município do Cuvango, província da Huíla, beneficiaram esta segunda-feira, de kits de pesca continental, um incentivo da administração municipal para incrementar os resultados da actividade.
Os beneficiários receberam canoas, redes, anzóis, agulhas, coletes salva-vidas, botas, capas de chuva e caixas térmicas, numa iniciativa inserida no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Ao reagir após o gesto, um dos visados, Augusto Celestino Boano, disse ser uma acção que aguardadavm há mais de 10 anos e manifestou a satisfação de todos, na medida em que vai facilitar a sua actividade de pesca e melhorar a renda da família.
Por sua vez, o administrador municipal do Cuvango, Luís Marcelo, afirmou que os meios entregues vão potenciar a pesca continental, no intuito de abastecer a região leste da província da Huíla.
Disse ser uma acção que não fica por aí, que outros grupos de pescadores estão a ser cadastrados para que sejam inseridos neste programa.
O Cuvango dista a 356 quilómetros a Leste do Lubango, e é cortado por dois rios, o Cubango e Cutato, ambos que nascem no Planalto Central. MS