Cubal - O administrador municipal do Cubal, Paulino Banja, anunciou, esta terça-feira, a implementação este ano de um plano de sustentabilidade para potenciar o sector agropecuário na região.
Falando aos jornalistas, à magem da cerimónia dos 56 anos do município, Paulino Banja recordou que a circunscrição, na era colonial, já foi considerada a terra do "ouro verde", referindo-se à grande produção de sisal que catapultou o crescimento economico do Cubal.
O responsável esclareceu que a Administração, em colaboração com a Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), está a agrupar as cooperativas no sentido de capacitá-las e potenciá-las cada vez mais.
"Tendo em conta a perspectiva de desenvolvimento do Corredor do Lobito, estamos a apostar na substituição da agricultura de subsistência e avançar para as tecnologias modernas", explicou.
Disse ainda que a Administração tem contactado os proprietários de fazendas em ociosidade, no sentido de revitalizá-las.
"O Governo Provincial de Benguela projecta implementar a Reserva Estratégica Alimentar com base em cereais, neste caso o milho. Em função disso, fomos agraciados com equipamentos técnicos para trabalhar, ajudando em vários campos", afirmou.
Informou ainda que, no âmbito do combate à pobreza, a Administração tem estado a distribuir motobombas aos camponeses, mas o Governo pretende reabilitar os açudes, que podem abastecer água a quinze ou vinte mil familias, tirando maior proveito dos campos agricolas.
Revelou, desapontado, que das vinte fazendas registadas, apenas três estão em funcionamento.
"Algumas estão abandonadas e outras ocupadas pelos antigos trabalhadores, mas temos contactado os proprietários no sentido de reabilitá-las ou o Estado vai entregar a quem tiver capacidade para o fazer", alertou.
Projectos do PIIM
O município do Cubal inscreveu sete propjectos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), tendo sido lançados em 2020.
De acordo com o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE), Mário Bongue, trata-se do saneamento básico, três escolas de sete salas, um centro de saúde, um posto policial e terraplanagem.
Questionado sobre a situação actual dos projectos, disse que o equipamento do saneamento básico, uma escola e o posto policial na comuna do Tumbulo, já foram entregues.
"O centro médico construído na comuna da Yambala está praticamente concluído, faltando apenas o seu apetrechanento, o que vai acontecer brevemente, cujo empreiteiro já foi pago", afirmou.
Revelou, entretanto, que o Governo Provincial rescindiu o contrato com os empreiteiros de duas escolas, por incumprimento de prazos contratuais, por falta de capacidade técnica e financeira.
"Estamos a reorganizar os processos para lançar o concurso para novas empresas", informou.
Em relação à terraplanagem da sede para as conunas, Mário Bongue disse que inicialmente estavam previstos 162 quilometros de estrada, mas em função do valor aprovado, foram feitos alguns reajustes e ficou para 104 km, correspondentes aos troços entre a sede e a Yambala, que já está concluida, e da sede a Tumbulo, em curso.
Actividades da Efeméride
Na ocasião, realizou-se um desfile em que fizeram parte os sectores produtivo, social, desportivo e cultural, com destaque para as danças Chilombonde, Onhacto e Focopo e o chingange.
Noutra vertente, jovens formados com o apoio da Administração Municipal do Cubal, no âmbito da luta contra a pobreza, beneficiaram de kits diversos.
Neste quesito, três escolas de campo com 35 familias cada, duas cooperativas e oito produtores individuais, receberam inputs agrícolas, enquanto que vinte jovens beneficiaram de kits para a costura, oito de decoração, cinco de pastelaria e três de culinária.
Uma romaria ao cemitério local para depositar uma coroa de flores ao túmulo do soldado desconhecido, bem como um culto ecuménico um show gospel e um espectáculo com músicos de Benguela e de Luanda, também preencheram o programa de actividades dos 56 anos do município.
O Cubal foi elevado à categoria de vila a 23 de Janeiro de 1968. TC/CRB