Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Actualização cartográfica abrange duas mil secções no Zaire

     Economia              
  • Zaire • Sexta, 29 Setembro de 2023 | 14h56
Logotipo do CENSO 2024
Logotipo do CENSO 2024
Divulgação

Mbanza Kongo – Duas mil secções das cidades, vilas e aldeias da província do Zaire estão abrangidas no processo da actualização cartográfica, que teve início a 15 de Setembro deste ano, no âmbito dos preparativos do Censo Geral da População e Habitação a decorrer em 2024.

A informação foi prestada esta sexta-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo, pelo director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Calengi, que desde quinta-feira trabalha na região à frente de uma equipa técnica, para constatar o andamento do processo.

O responsável informou que quatro equipas compostas por 24 técnicos trabalham na actualização dos dados cartográficos no Zaire, tendo já actualizado 256 secções em 11 bairros da cidade de Mbanza Kongo, sede capital da província.

O director-geral do INE disse contar com a colaboração das autoridades governamentais e demais organismos públicos locais para este processo que tem a duração de três meses.

Quanto aos locais de difícil acesso, José Calengi garante que as equipas terão o apoio de alguns sectores públicos locais detentores de meios de transporte para o efeito.

“O Censo está a ser preparado com a participação de todos os departamentos ministeriais para o êxito da actividade”, asseverou.

A delegação do INE, em jornada de trabalho de 48 horas ao Zaire, manteve já um encontro com responsáveis e técnicos locais deste organismo estatal, devendo, também, constatar no terreno o trabalho que está a ser realizado pelos cartógrafos.

O último Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014 no país, apurou um universo de 594 mil e 428 habitantes no Zaire, dos quais 297 mil e 728 homens e 296 mil e 700 mulheres. PMV/JL

 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+