Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Acções do BAI lideram valorização na BODIVA em quase três anos

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 24 Janeiro de 2025 | 00h22
1 / 2
Bancos são os maiores investidores da Bolsa
Bancos são os maiores investidores da Bolsa
Divulgação
2 / 2
BODIVA
BODIVA
Foto cedida

Luanda - As acções do Banco Angolano de Investimento (BAI) foram as que mais se valorizaram na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), desde a sua entrada neste mercado (a 9 de Junho de 2022) até esta quinta-feira (23), com um crescimento na ordem de 171%.

Segundo a  BODIVA, nesta quinta-feira, as acções desse banco fecharam a sessão a negociar a 59 mil kwanzas, num universo de quatro empresas cotadas em bolsa, nomeadamente o BAI, Banco Caixa Geral Angola (BCGA), ENSA e a própria BODIVA.

Na quarta-feira última, registou-se a negociação de 366 acções do BAI, movimentando 20 milhões 495 mil e 575 kwanzas, o que representa 99,9% do montante negociado no mercado de bolsa de acções durante o dia.

De acordo com a BODIVA,  apesar de ainda estar distante do desejado, o respectivo volume de transacções demonstra que existem investidores a transformarem as suas acções em liquidez, denotando a crescente adesão e confiança no mercado bolsista.

Essa tendência demonstra também o elevado grau de retorno de investimentos nas transacções de acções de alto valor do BAI, apesar de serem as mais caras do mercado.

Este apetite dos investidores pelas acções do BAI é justificado pelo prestígio que a banco granjeou e o facto de esta instituição bancária ser, entre as empresas cotadas na BODIVA, a que melhor remunera os seus accionistas, tanto em dividendos brutos como em dividendos por acção.

Em 2024, o BAI pagou um dividendo de 4 mil 291 kwanzas por cada acção e distribuiu mais Kz 79,8 mil milhões em dividendos em termos brutos. Seguiu-se o Caixa Angola, com 897,71 kwanzas por cada acção e Kz 36,6 mil milhões. 

Embora ainda não estivesse cotada em bolsa, a ENSA pagou, no ano passado, um dividendo por acção de 860 kwanzas.

Em termos práticos, um investidor que, em 2024, tivesse cinco mil acções do BAI recebeu 21 milhões 455 mil kwanzas de dividendos. Este valor é quase cinco vezes mais do que um detentor do mesmo número de acções no Caixa Angola, que teria recebido Kz 4 milhões 488 mil 550.

Na mesma senda, um accionista da ENSA com igual número de títulos na bolsa teria recebido 4,3 milhões de kwanzas.

O BAI é a primeira instituição bancária a entrar no mercado de bolsa de acções da BODIVA,  tendo oferecido o maior lucro aos accionistas que compraram as acções durante a Oferta Pública Inicial (OPI).

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola, que entrou em operação a 19 de Dezembro de 2014, com sede em Luanda, é uma entidade gestora cujas responsabilidades passam por assegurar a transparência, eficiência e segurança das transacções nos mercados regulamentados de valores mobiliários, com o objectivo de estimular a participação de pequenos investidores e a concorrência entre todos os operadores. EH/QCB





Notícias de Interesse

Viana na nova divisão político-administrativa

 Sábado, 25 Janeiro de 2025 | 19h13

OMA quer reforço da unidade e dedicação

 Sábado, 25 Janeiro de 2025 | 18h52

Isaac impõe empate ao Sagrada ao “cair do pano”

 Sábado, 25 Janeiro de 2025 | 18h49

Governadora destaca importância do acordo de geminação

 Sábado, 25 Janeiro de 2025 | 18h44

Governador reitera apoio ao ensino superior

 Sábado, 25 Janeiro de 2025 | 18h36

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+